Porquê Defender a Biblioteca Pública em 2024? Celebrações do Dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas

A 11 de março comemora-se a quarta edição do Dia da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, uma efeméride assinalada originalmente pela BAD e que é celebrada anualmente com um programa de debates e eventos promovido pela DGLAB.

A Mind associa-se ao espírito deste dia, lembrando o manifesto da UNESCO que considera a Biblioteca Pública “uma componente essencial das sociedades do conhecimento”, e que contribui para os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” subscritos pelos Estados-Membros das Nações Unidas. Por ser fator de coesão social, de liberdade no acesso ao conhecimento e de estreitamento do fosso das desigualdades, é importante hoje olhar para as conquistas e desafios que emanam da instituição da Biblioteca Pública.

Em particular, e de acordo com o último Relatório Estatístico da DGLAB de 2022 referente à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, são:

  • Conquistas: As 427 bibliotecas públicas abertas em 246 municípios, com um crescimento no total de utilizadores inscritos, nos empréstimos domiciliários e interbibliotecas. Além de que 97% dos 246 inquiridos dizem ter o seu catálogo digitalizado.
  • Desafios: Apenas 24% das bibliotecas (59 em 246) têm um serviço de biblioteca digital ou repositório digital. 

No que respeita à transformação digital, a Comissão Europeia plasmou na sua Recomendação aos Estados Membros sobre Legislação e Política de Bibliotecas na Europa o seguinte:

  • Fazer um planeamento para que as bibliotecas “escalem as suas atividades do analógico para o digital”, enquanto se “levantam barreiras ou desigualdades” no acesso, sejam elas de natureza “económica, legal ou tecnológica”.

A solução mindPrisma cria ecossistemas digitais, seguros e modernos de gestão bibliográfica. Ela está presente em mais de 170 concelhos, incluindo mais de 70 municípios, e serve mais de 1.000 bibliotecas. Uma das vantagens da solução é a sua adaptabilidade às necessidades específicas de clientes tão diversos como os da Administração Central, as instituições de ensino e particulares.

Saiba mais sobre as nossas soluções de desmaterialização e gestão de informação.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador e analisar o tráfego no website.
Mais detalhes podem ser encontrados em Tudo sobre cookies.