Município de Cascais: 600 mil registos e 2 milhões de imagens

A Câmara Municipal de Cascais revelou que a implementação das soluções de digitalização, de desmaterialização, de gestão de arquivos e de bibliotecas com o software da Mind alcançou até ao momento os seguintes resultados quantificáveis:

  • 600 mil registos arquivísticos
  • 2 milhões de imagens 
  • 60% de taxa de cobertura dos processos urbanísticos 
  • 180 mil registos bibliográficos. 

A CM Cascais salientou também a implementação de pesquisa consolidada, abrangendo o património cultural do município, a rede de bibliotecas, arquivos e museus.

De acordo com o Diretor do Departamento de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico da CM Cascais, João Henriques, “quando iniciámos o nosso trabalho com a Mind em 2007, deveríamos ter aproximadamente 10 a 15 fundos à nossa guarda. Neste momento temos aproximadamente 180 e as coisas continuam a funcionar muito bem.” 

João Henriques sublinhou também dois dos projetos da Mind com mais impacto na CM Cascais: “a produção da nova plataforma online. E a questão da pesquisa consolidada ou integrada, (…) que nos permitiu comunicar no mesmo local a informação relativa a arquivos, a bibliotecas e património histórico. Tem sido um enorme sucesso”.

Também Catarina Leão, coordenadora do Arquivo Técnico de Urbanismo da CM Cascais, destaca que “tem sido bom trabalhar com o X-arq, e tem sido uma ferramenta muito utilizada pela câmara inteira por ser simples e de fácil acesso.”

Ângela Santos, Chefe de Divisão das Bibliotecas da CM Cascais, refere que “o Prisma serve não só para o tratamento documental, registo de livros, CDs e DVDs, mas também é muito útil para o tratamento documental, a normalização”.

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador e analisar o tráfego no website.
Mais detalhes podem ser encontrados em Tudo sobre cookies.