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faça login na sua área reservada myprisma  | 26 ABR
Home > Suporte > FAQs

Nesta área pretendemos dar resposta às perguntas mais frequentes feitas pelos nossos clientes, potenciais clientes ou simplesmente curiosos, que envolvem aspectos comerciais ou de manutenção da aplicação.

1. Versão disponível
A partir de 1 de Julho de 2015 apenas está disponível a versão Microsoft SQL Server.
2. Requisitos
Recomendam-se os seguintes requisitos:

Computador de trabalho:

  • Windows Vista/7/8 de 32 ou 64 bits
  • Disco rígido com 2 GB disponíveis
  • 2 GB RAM
  • Internet Explorer 8 ou superior
  • Microsoft .Net Framework, versão 4.0
  • Ligação à Internet

NOTAS:
  • O mindPrisma pode ser instalado em Windows XP com Service Pack 3, mas funcionará apenas com os requisitos mínimos, sendo recomendado um sistema operativo mais recente para uma performance superior.
  • Os diferentes postos de trabalho deverão estar interligados por uma infraestrutura de rede local. A arquitetura da instalação é do tipo cliente-servidor.
  • Para uso de leitores de códigos de barras ou outros: pode ser usada a porta PS/2 do teclado (há adaptadores para se poder ligar na mesma porta o teclado e o leitor de código de barras) ou porta USB.
  • Para uso de impressoras de etiquetas recomenda-se a aquisição de qualquer modelo de impressora que venha acompanhado de software com ligação ODBC para otimizar a impressão em lote dos dados diretamente a partir da base de dados e para desenhar o layout da etiqueta pretendido.
Servidor de base de dados SQL Server/Web:
  • Windows 2008/2012 Server ou superior/ Windows Server Web

  • Componente de base de dados SQL:
  • Microsoft SQL Server 2008/2012/2014 Express Edition ou 2008/2012/2014 Standard/Enterprise Edition (consoante o tamanho da base de dados)
  • Disco rígido com o dobro da dimensão da base de dados disponível
  • 4 a 16 GB de RAM (consoante a alocação de recursos do servidor)

  • Componente de publicação Web do catálogo online:
  • Internet Information Services 7/8 ou superior
  • Microsoft .Net Framework 4.0 ou 4.5
NOTA: Os servidores de base de dados SQL Server e Web podem ser dois servidores separados ou o mesmo servidor para as duas componentes.
3. O que é o Serviço de Continuidade?
O serviço de continuidade caracteriza-se por um conjunto de bens e serviços que se passam a enumerar:
  • Disponibilização automática dos updates, que corrigem anomalias e/ou acrescentam funcionalidades adicionais de modo a manter a compatibilidade com os restantes produtos da família Microsoft;
  • Disponibilização de novas versões;
  • Acesso à área myPrisma onde estão disponíveis, entre outros serviços, manuais em versão vídeo e FAQS;
  • Apoio técnico das 9h30-12h30 e das 14h00-17h00, via suporte.prisma@mind.pt ;
  • Aquisição de serviços em condições preferenciais e;
  • Possibilidade de participação nos desenvolvimentos.
Este serviço está incluído no ano da garantia. Depois dessa data, o montante envolvido corresponde a:
  • 16% do licenciamento activo, para os clientes que assinam um contrato de serviço de manutenção automaticamente renovável ou;
  • 20% do licenciamento activo, para os clientes que não assinam o contrato de serviço de manutenção automaticamente renovável.
4. Porquê o fim da versão Isis/Access?
A Mind tem-se destacado a nível nacional como um dos principais fornecedores de produtos e serviços para bibliotecas. O PORBASE 5 que em 2000 nasceu com 2 módulos (catalogação e pesquisa local) tem hoje em dia, numa instalação base de um Pacote escolar de mindPrisma, 5 módulos consolidados e integrados, para além da a pesquisa na Web (OPAC) a difusão selectiva e a gestão de destaques (agenda da biblioteca).

Por imperativos de desenvolvimento tecnológico a versão mindPrisma ISIS/Access será descontinuada. Esta versão, pelos baixos requisitos técnicos a ela associados, permitiu que pequenas bibliotecas informatizassem os seus catálogos e começassem a realizar empréstimos de uma forma rápida e simples. Mas a versão tinha limitações que com a evolução das necessidades das bibliotecas os clientes se iam apercebendo:

  • Limitação do número de caracteres por registo: impedia uma catalogação mais pormenorizada e o registo/pesquisa de existências de publicações em série;
  • Disponibilização de novas versões;
  • Limitações na interligação a novas tecnologias: como à Web 2.0 e a interligação automática a catálogos internacionais e as;
  • Corrupções do Access: problemas nas placas de rede dos computadores, falhas de corrente durante a catalogação e reiniciar de servidores durante o tratamento documental podiam danificar irreversivelmente as bases.

A Mind despede-se da tecnologia CDS/ISIS, sistema de gestão de bases de dados de bibliotecas, desenvolvido pela UNESCO desde 1985 bem como da dll fornecida pela BIREME.

Ao longo de 15 anos o sistema PORBASE 5 ISIS e mindPrisma ISIS/Access permitiram que múltiplas instituições nacionais e estrangeiras informatizassem os seus catálogos e iniciassem os seus empréstimos automáticos. Mas este sistema não tem evoluído tão rapidamente quanto outras tecnologias pelo que as expectativas dos clientes estavam a ser travadas.

A versão ISIS/Access tem dois níveis de constrangimentos:
Sistema CDS/ISIS (Computerised Documentation Systems/Integrated Set Of Information Systems): Trata-se de um sistema genérico de armazenamento e recuperação de informação não numérica (textual) que se baseia em ficheiros MST e XRF. A sua principal limitação é a baixa capacidade de armazenamento de informação por registo, o que limita o grau de profundidade da catalogação (por exemplo, o Livro antigo) e a associação das existências aos registos (recursos contínuos). Também tem limitações a nível da gestão de empréstimos, circulação e gestão de estatísticas bem como interligação à Web. A proliferação de múltiplos ficheiros para múltiplas funções também dificulta a manutenção da base de dados.

Sistema Access: As transacções associadas aos empréstimos são feitas com base neste sistema, que tem as limitações conhecidas, inclusivamente pelo seu fabricante, a Microsoft. Em termos do sistema mindPrisma isso traduzia-se em corrupções das bases resultantes de:

Problemas nas placas de rede dos computadores;

Falhas de corrente no decorrer da utilização do sistema e;

Encerramento abrupto do computador ou servidor sem encerrar as aplicações.
A versão mindPrisma em Microsoft SQL-server permitiu a aproximação do leitor à sua biblioteca através das tecnologias da Web 2.0 como a interligação às redes sociais, a gestão de comentários/classificação e a disponibilização de uma área de destaques exclusiva para uso da Biblioteca. Também a alteração do motor de busca subjacente permite agora a pesquisa pelas remissivas, um pedido tantas vezes formulado por quem trabalha nas bibliotecas e conhece o público díspar que tem de servir.

Terminou assim um ciclo que renasce agora com todos os clientes mindPrisma assentes numa tecnologia mais robusta, atual e escalável.

Para todos os clientes ISIS/Access haverá um período de transição, com condições especiais de atualização. Os novos clientes usufruem diretamente da versão mindPrisma MS SQL-server.

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